Pular para o conteúdo principal

*Não sou obrigado a gostar

Desde o lançamento do LP (Long Play) de vinil "Cabeça de Dinossauro", terceiro álbum da banda de Rock paulistana Titãs em 1986, o trabalho entrou na lista dos 100 melhores discos da música brasileira. Nesse álbum tem a faixa "Tô cansado", em que conta a história de um sujeito cansado de moralismos, coisas vulgares, cansado de ser igual.Ressalto que a inclusão do grupo Titãs foi na galeria da música popular brasileira (MPB). Sabemos que o estilo Rock geralmente é responsabilizado por casos trágicos. Foi assim com o ator James Dean, o líder do "The Doors" Jim Morrison, Jimmy Hendrix, Jane Joplin, Elvis Presley, o ex-Beatles John Lennon, Kurt Cobain, Raul Seixas, os "Tiros em Columbine" de Michael Moore, será uma maldição? Os cantores Alice Cooper, Ozzy, Iggy Pop, Arnaldo Baptista, Serguei e Marlin Manson sabem muito bem disso, os monstros lhe perseguem.

No Brasil a confusão é geral entre os intelectuais brasileiros, alguns ataques ao estilo do Rock vem em grande parte de fogo-amigo. O renomado escritor carioca Ruy Castro declarou em entrevista ao jornalista da rádio CBN João Carlos Santana, que a banda dos Estados Unidos Eagles Of Death Metal (EODM) foi atacada por seu estilo, o Rock que incentiva com sua "pseudo-música"(Sic). O músico Lobão, em muitos shows incentivava e destacava a organização dos operários, uma ação mais direta do povo livraria o país do imperialismo, o que seria a saída mais coerente para a melhoria de suas vidas. 

No disco "Vida Bandida" de 1987, o ex-baterista da banda Blitz se consagra em carreira solo, era o ícone underground, Lobão fazia o discurso da independência dos músicos das gravadoras multinacionais, algo muito avançado para a época, sua luta contra os "jabás" nas rádios predominava. Com isso conquistou muitos fãs, uma legião de seguidores, o Circo Voador na Lapa no Rio de Janeiro era sua casa. Lobão agora em momentos turbulentos da política nacional, o músico adere ao discurso da intervenção militar para impor um choque de ordem no país, logo ele, que em diversos shows pelo Brasil se apresentava com a camisa do MST, e em muitos momentos afirmou gostar de Fidel Castro e Che Guevara. O que ocorreu para uma mudança tão radical dessas? A vontade de morar em Miami, talvez.


O que faz o vocalista Roger Moreira da banda "Ultraje a Rigor" no programa do Danilo Gentili, preconceitos e afirmações conservadoras, humor a respeito da inteligência do povo, estereótipos servem de diversão para a dupla. Qual o significado então do disco"Nós Vamos Invadir Sua Praia" lançado em 1985 na ideia de Roger hoje? Deixou todo mundo nu com a mão no bolso. A outra última polêmica no mundo musical envolveu os consagrados Gilberto Gil e Caetano Veloso, foi o show em Israel, a questão levantada era saber qual seria a opinião deles a respeito do Estado, e o significado daquele festival que foram convidados. A questão era sobre o debate da possibilidade deles de participarem em um show alternativo, que pedia os dois estados, e a autonomia para os Palestinos em território israelense, mesmo com o apelo do setor mais progressista de Israel, que participassem junto com o músico inglês Roger Waters no caminho da afirmação na possibilidade de se fazer um show alternativo para os movimentos sociais em Tel Aviv, por um Estado Binacional, nada foi resolvido, decidiram participar da celebração oficial, ignorando inclusive uma carta enviada pelo ex-integrante do Pink Floyd, Roger Waters, portanto, não era de nenhuma forma impedi-los de tocarem onde quiserem, mas qual a posição deles sobre propostas alternativas de ter um show paralelo, pois onde ficavam os Palestinos então nessa história?

O grande susto se deu nessa semana, quando o reconhecido fotógrafo, talvez um dos grandes do planeta na arte fotográfica mundial, Sebastião Salgado após estar em Mariana, Minas Gerais, e verificar de perto do que já pode ser considerado o maior desastre ambiental ocorrido no Brasil, comparados a Fukushima no Japão e Chernobil na ex-URSS, a poluição da Companhia Vale do Rio Doce comprometeu contaminando toda a região com metais tóxicos para os próximos 100 anos, causando um grande impacto em todo o ecossistema. Alguns setores da imprensa afirmam que o fotógrafo tomou a decisão em defender a Samarco e a Vale, afirmando que empresas mineradoras prezam pela segurança ao meio ambiente, devido ao patrocínio que recebe da Companhia Vale ao seu Instituto. Sebastião Salgado decididamente junto com Walter Firmo, Wilton Montenegro, Evandro Teixeira, Cláudia Andujar, Gilberto Ferrez e Augusto Malta, está na galeria entre os maiores fotógrafos brasileiros, mas muito intriga sua decisão em defender a Vale, de fato ninguém entendeu.

  


O celebrado cineasta Arnaldo Jabor, a muito tempo vem com opiniões e incentivo a polarização da política na sociedade brasileira, o discurso de ódio aos comunistas e adeptos do socialismo que para ele são peças de museu. Nos seus comentários a vontade de ver sangue é grande, assumidamente um liberal conservador, suas opiniões apresentam uma visão elitista de um setor que vê nos trabalhadores uma massa de manobra dependente do Bolsa Família, e que não tem capacidade de decidir seu futuro. 
Seu preconceito aparece bem quando se refere aos governos latino-americanos, como no caso da Bolívia, Venezuela, Equador, Cuba e a Argentina dos Kirchner, que em muitos casos chegou a defender uma intervenção internacional nesses países para restabelecer na visão dele os valores de autênticos americanos mostrados pelos filmes de Woody Allen, a cultura de Nova Yorque para todos. Alguns críticos afirmam que mesmo assim seu legado artístico ficou gravado em seus filmes como o longa "Toda Nudez Será Castigada" de 1973, adaptação da peça teatral de Nelson Rodrigues para o cinema. 

E para confundir ainda mais, entrando em campo minado, porque o cultuado artista Chico Buarque até hoje não fez uma avaliação a respeito das ações do governo federal que retira direitos dos trabalhadores? Seu apoio incondicional está criando um mal estar no meio cultural, que vem desde a indicação de Ana de Hollanda para o Ministério da Cultura, na qual sua primeira ação de governo, foi o corte dos repasses aos projetos dos Pontos de Cultura, favorecendo em muito os interesses corporativos da indústria cultural, que significou o fim de uma era na distribuição das verbas para projetos culturais no país, mas acabou, nem o saudoso Jards Macalé conseguiu reverter a situação, como ficou também tudo por isso mesmo, sem nenhuma auto crítica até o momento. Conforme o título do livro de Fernando Gabeira de 1979, que foi roteirizado para o filme de Bruno Barreto, rodado em 1997, "O que é isso, companheiro?".   



Clássico livro do historiador francês Jacques Le Goff sobre os intelectuais 


*Letra da música "pior do que antes" de 1988, da banda punk "Garotos Podres".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filósofo Adolfo Sánchez Vásquez - Moral e Ética

Como Sánchez Vásquez diferencia moral de ética? Para Adolfo Sanchéz Vásquez, importante filósofo mexicano, ele foi bem direto em suas análises ressaltando as diferenças fundamentais entre as estruturas do comportamento humano na distinção entre ética e moral. Para ele, existe os problemas prático-morais e os problemas teóricos morais. As questões prático-morais são vivenciadas no cotidiano, na vida diária de cada um, enquanto as questões teórico-morais, são referenciadas pela teoria da moral, cabendo então, a importância da Ética como a Ciência da Moral. Para Sánchez Vásquez, uma das importantes funções do estudo da Ética, seria a de esclarecer uma determinada realidade, sociedade e cultura, na elaboração de conceitos instrumentais na reflexão e problematização sobre o comportamento moral, propondo a dar explicações sobre o sentido da existência em diferentes formas da atividade humana, considerando as diversas formações socioculturais presentes. Sánchez Vásquez, a moral surg

Sport Club Corinthians Paulista e o grafite

Camisa do clube de futebol da capital de São Paulo adota em 2017 numeração e design com o tema inspirado na arte do grafite.

O IMPÉRIO DO DRAGÃO - artes marciais / completo (Legendado)

Na China Imperial surge o lendário "O Império do Dragão". Filme clássico chinês dos anos 80, esse longa-metragem foi um dos filmes com maior bilheteria no mundo na época. O estilo ainda faz muito sucesso, principalmente pelos filmes realizados por Bruce Lee, quando foi morar em São Francisco, nos EUA. Ator, Roteirista, virou ícone do Kung Fu e foi um dos criadores desse gênero para o cinema nos anos 70.                                                      Parte da Filmografia de Bruce Lee