Pular para o conteúdo principal

A Arte Krishna

 
 








 
 
A riqueza e o patrimônio da humanidade que têm permanecido ao alcance de nossas mãos há milênios de anos e na qual fazemos quase nada para difundi-la, democratizá-la, ou ensiná-la a cada alma que transita por esta existência temporária. Por séculos, ficou oculta e protegida na memória dos estudiosos nos mosteiros e lares iluminados Vaishnavas da Índia.
 
No século XVI, Sri Chaitanya Mahaprabhu removeu as veladuras que encobriam a Consciência de Krishna dos textos dos milenares livros Vedas e exemplificou em sua biografia pessoal o alcance do estágio máximo dessa consciência de Krishna (Sri Chaitanya Charitamrta, por Srila Krishnadas Kaviraj Goswami).

 



Para o Ocidente a Arte Krishna só começa a aparecer na década de 1960, tornando mais conhecido a consciência de Krishna para nós, e assim veio pela primeira vez ao Ocidente trazida pelas mãos de Srila Prabhupada, o sábio e devoto mestre da tradição Vaishnava que a apresentou para a inteligência humana contemporânea.




saiba mais, veja em:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Corinthians Paulista e o grafite

Camisa do clube de futebol da capital de São Paulo adota em 2017 numeração e design com o tema inspirado na arte do grafite.

Filósofo Adolfo Sánchez Vásquez - Moral e Ética

Como Sánchez Vásquez diferencia moral de ética? Para Adolfo Sanchéz Vásquez, importante filósofo mexicano, ele foi bem direto em suas análises ressaltando as diferenças fundamentais entre as estruturas do comportamento humano na distinção entre ética e moral. Para ele, existe os problemas prático-morais e os problemas teóricos morais. As questões prático-morais são vivenciadas no cotidiano, na vida diária de cada um, enquanto as questões teórico-morais, são referenciadas pela teoria da moral, cabendo então, a importância da Ética como a Ciência da Moral. Para Sánchez Vásquez, uma das importantes funções do estudo da Ética, seria a de esclarecer uma determinada realidade, sociedade e cultura, na elaboração de conceitos instrumentais na reflexão e problematização sobre o comportamento moral, propondo a dar explicações sobre o sentido da existência em diferentes formas da atividade humana, considerando as diversas formações socioculturais presentes. Sánchez Vásquez, a moral surg

Patrimônio Cultural, pelas calçadas de Vila Isabel

Notas Musicais de Sambas antigos, esse cenário é uma beleza. Reconhecido como Bem Tombado Municipal (BTM), pelo Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro, as calçadas da Av. Boulevard 28 de setembro, localizado no Bairro de Vila Isabel, no Ro de Janeiro, os dois lados foram ornamentados por calceteiros em pedras portuguesas, uma tradição conhecida na paisagem urbana carioca, esse técnica foi trazida pelos portugueses influenciados por suas já conhecidas forma de construção de calçadas em ambiente urbano, como em Lisboa, Porto e Coimbra. No Brasil diversos artistas trabalharam com esse tema, um dos mais conhecidos foi o paisagista Roberto Burle Marx, que idealizou o atual desenho do calçadão de Copacabana, também reconhecido como Bem Tombado, como e em diversos projetos de prédios modernistas. Fotos e texto. Eduardo Araujo Almeida,  é Jornalista e Historiador.