Imaginar a prática jornalística no ambiente da cibercultura é um desafio para todos nós, afinal, o jornalismo é um dos meios possíveis de se trabalhar com a informação, isto é, de propor a produção de notícias. As redes sociais, blogs e fóruns foram acessados por 39,3 milhões de pessoas no Brasil. Entre os que navegam na rede mundial de computadores, com idades que variam de 12 a 24 anos, 38% assistiram a alguma novela, filme, reality show, evento esportivo ou seriado na internet, em vez de usar o televisor ou o rádio. As potencialidades da Internet exploradas pelos ciberjornais (sites noticiosos/jornalísticos) e de informação geral de âmbito nacional e internacional são muitas, criando um ambiente de possibilidades com grande aproveitamento.
A expansão do Jornalismo pode estar na internet, apesar de sofrer uma inflexão no seu crescimento, o Facebook foi o serviço mais utilizado, sendo acessado por 30,9 milhões de usuários. O Twitter, atingiu a marca de 14,2 de usuários únicos no país. Portanto o somatório de todos eles com uma capacidade de interação muito maior e real, esse quadro aumenta a possibilidade de trocas comerciais também, o efeito da publicidade cada vez mais global, vemos o exemplo de alguns sites que já pedem contribuições de um dólar para seu financiamento, essas ações vem obtendo certo sucesso, e isto poderá ser uma boa saída econômica para algumas as empresas jornalísticas ou plataformas de informações, que deverão especializar profissionais dentro do ambiente digital no país.
Fontes:
Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – CIBERJOR - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - www.ciberjor.ufms.br - ciberjornalismo.ufms@gmail.com - acesso em 15/11/14
PESQUISA F/RADAR. 7.ed. abril 2010. Acesso em: http://www.fnazca.com.br/wp-content/uploads/2010/11/fradar-7.pdf. Acesso em 29 de outubro de 2011.
PESQUISA IBOPE NIELSEN ONLINE. Março de 2011. Acesso em: http://www.ibope.com.br. Acesso em 29 de outubro de 2011.
http://www.brasilescola.com/informatica/cyberpunk.htm - acesso em 14/11/14
Oficina e Cases em Jornalismo: Administração de Empresas Jornalísticas
Parte I e II - Conteudista Prof. Esp. Luiz Carlos Messias da Silva - Uniara/Araraquara, 2014.
A expansão do Jornalismo pode estar na internet, apesar de sofrer uma inflexão no seu crescimento, o Facebook foi o serviço mais utilizado, sendo acessado por 30,9 milhões de usuários. O Twitter, atingiu a marca de 14,2 de usuários únicos no país. Portanto o somatório de todos eles com uma capacidade de interação muito maior e real, esse quadro aumenta a possibilidade de trocas comerciais também, o efeito da publicidade cada vez mais global, vemos o exemplo de alguns sites que já pedem contribuições de um dólar para seu financiamento, essas ações vem obtendo certo sucesso, e isto poderá ser uma boa saída econômica para algumas as empresas jornalísticas ou plataformas de informações, que deverão especializar profissionais dentro do ambiente digital no país.
Fontes:
Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – CIBERJOR - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - www.ciberjor.ufms.br - ciberjornalismo.ufms@gmail.com - acesso em 15/11/14
PESQUISA F/RADAR. 7.ed. abril 2010. Acesso em: http://www.fnazca.com.br/wp-content/uploads/2010/11/fradar-7.pdf. Acesso em 29 de outubro de 2011.
PESQUISA IBOPE NIELSEN ONLINE. Março de 2011. Acesso em: http://www.ibope.com.br. Acesso em 29 de outubro de 2011.
http://www.brasilescola.com/informatica/cyberpunk.htm - acesso em 14/11/14
Oficina e Cases em Jornalismo: Administração de Empresas Jornalísticas
Parte I e II - Conteudista Prof. Esp. Luiz Carlos Messias da Silva - Uniara/Araraquara, 2014.
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