Pular para o conteúdo principal

Nesta unidade de informação

Imaginar a prática jornalística no ambiente da cibercultura é um desafio para todos nós, afinal, o jornalismo é um dos meios possíveis de se trabalhar com a informação, isto é, de propor a produção de notícias. As redes sociais, blogs e fóruns foram acessados por 39,3 milhões de pessoas no Brasil. Entre os que navegam na rede mundial de computadores, com idades que variam de 12 a 24 anos, 38% assistiram a alguma novela, filme, reality show, evento esportivo ou seriado na internet, em vez de usar o televisor ou o rádio. As potencialidades da Internet exploradas pelos ciberjornais (sites noticiosos/jornalísticos) e de informação geral de âmbito nacional e internacional são muitas, criando um ambiente de possibilidades com grande aproveitamento.

A expansão do Jornalismo pode estar na internet, apesar de sofrer uma inflexão no seu crescimento, o Facebook foi o serviço mais utilizado, sendo acessado por 30,9 milhões de usuários. O Twitter, atingiu a marca de 14,2 de usuários únicos no país. Portanto o somatório de todos eles com uma capacidade de interação muito maior e real, esse quadro aumenta a possibilidade de trocas comerciais também, o efeito da publicidade cada vez mais global, vemos o exemplo de alguns sites que já pedem contribuições de um dólar para seu financiamento, essas ações vem obtendo certo sucesso, e isto poderá ser uma boa saída econômica para algumas as empresas jornalísticas ou plataformas de informações, que deverão especializar profissionais dentro do ambiente digital no país.


Fontes:

Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – CIBERJOR - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - www.ciberjor.ufms.br - ciberjornalismo.ufms@gmail.com  - acesso em 15/11/14

PESQUISA F/RADAR. 7.ed. abril 2010. Acesso em: http://www.fnazca.com.br/wp-content/uploads/2010/11/fradar-7.pdf. Acesso em 29 de outubro de 2011.

PESQUISA IBOPE NIELSEN ONLINE. Março de 2011. Acesso em: http://www.ibope.com.br. Acesso em 29 de outubro de 2011.

http://www.brasilescola.com/informatica/cyberpunk.htm - acesso em 14/11/14

Oficina e Cases em Jornalismo: Administração de Empresas Jornalísticas
Parte I e II - Conteudista Prof. Esp. Luiz Carlos Messias da Silva - Uniara/Araraquara, 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Corinthians Paulista e o grafite

Camisa do clube de futebol da capital de São Paulo adota em 2017 numeração e design com o tema inspirado na arte do grafite.

Filósofo Adolfo Sánchez Vásquez - Moral e Ética

Como Sánchez Vásquez diferencia moral de ética? Para Adolfo Sanchéz Vásquez, importante filósofo mexicano, ele foi bem direto em suas análises ressaltando as diferenças fundamentais entre as estruturas do comportamento humano na distinção entre ética e moral. Para ele, existe os problemas prático-morais e os problemas teóricos morais. As questões prático-morais são vivenciadas no cotidiano, na vida diária de cada um, enquanto as questões teórico-morais, são referenciadas pela teoria da moral, cabendo então, a importância da Ética como a Ciência da Moral. Para Sánchez Vásquez, uma das importantes funções do estudo da Ética, seria a de esclarecer uma determinada realidade, sociedade e cultura, na elaboração de conceitos instrumentais na reflexão e problematização sobre o comportamento moral, propondo a dar explicações sobre o sentido da existência em diferentes formas da atividade humana, considerando as diversas formações socioculturais presentes. Sánchez Vásquez, a moral surg...

Patrimônio Cultural, pelas calçadas de Vila Isabel

Notas Musicais de Sambas antigos, esse cenário é uma beleza. Reconhecido como Bem Tombado Municipal (BTM), pelo Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro, as calçadas da Av. Boulevard 28 de setembro, localizado no Bairro de Vila Isabel, no Ro de Janeiro, os dois lados foram ornamentados por calceteiros em pedras portuguesas, uma tradição conhecida na paisagem urbana carioca, esse técnica foi trazida pelos portugueses influenciados por suas já conhecidas forma de construção de calçadas em ambiente urbano, como em Lisboa, Porto e Coimbra. No Brasil diversos artistas trabalharam com esse tema, um dos mais conhecidos foi o paisagista Roberto Burle Marx, que idealizou o atual desenho do calçadão de Copacabana, também reconhecido como Bem Tombado, como e em diversos projetos de prédios modernistas. Fotos e texto. Eduardo Araujo Almeida,  é Jornalista e Historiador.