Pular para o conteúdo principal

O jornalismo e as formas de poder

Diversos debates mostram que esse é um tema na qual devemos ter bastante atenção, devido as diferenças que existem entre a produção jornalística e os interesses envolvidos por dentro desse conteúdo, portanto, devemos distinguir e apresentar as formas como são apresentadas as notícias pelos meios de comunicação, seja na forma de sua abordagem e ênfase, sabemos que se dão através dos grandes veículos de comunicação existente. Atualmente grandes corporações de mídia exercem muita influência no poder e na política, e é sabido que se apresentam a partir de diversos interesses sejam de publicidade ou mesmo ideológico, é fato que essas grandes corporações e empresas de comunicação influenciam não só as pessoas, como governos.


Do outro lado vemos o profissional de jornalismo, que se encontra cada vez mais entre tomadas de decisões difíceis em relação a produção da notícia de forma isenta, mas que na verdade em muitos casos estão sendo colocadas em segundo plano, principalmente se tratando da mídia empresarial, pois nessa imprensa corporativa vem se sobrepondo os interesses de questões privadas ou mesmo do mercado da publicidade que financiam essas empresas, como venda dos espaços no jornal ou na televisão, expressada pela opinião dos editores.

Ao mesmo tempo em que vivenciamos esse cenário, estamos vendo também uma grande transformação na comunicação, como o trabalho de jornalistas alternativos e independentes que mesmo pressionados por essas razões fazem um belo trabalho,  levando em conta a insenção dessa produção jornalística fazendo trabalhos excelentes, levando em conta a linha editorial do veículo independente, a partir disso podemos ver uma produção mais séria levando a verdade dos fatos sem manipulação ou edição prévia, sem esquecer também o lado do jornalista que busca novas referências, principalmente apresentados na mídia alternativa,mas também, em parte da imprensa, impulsionado principalmente pela internet, é presente a visão dos profissionais comprometidos com o bom jornalismo.

Portanto, o jornalismo pode sim exercer uma função de poder e de influência sobre as pessoas, mas não vejo que tenha condições de ser o quarto poder,  como disse o jornalista Domingos Meirelles em entrevista concedida à Rede Record de Televisão, fica para nós como exemplo e síntese dessa análise.

"A imprensa tem papel muito importante, mas não é esse quarto poder que se aprende nas universidades. Ela faz parte do poder e gravita em torno. Cabe ao jornalismo e ao jornalista ter um lado." - (Jornalista Domingos Meirelles).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Corinthians Paulista e o grafite

Camisa do clube de futebol da capital de São Paulo adota em 2017 numeração e design com o tema inspirado na arte do grafite.

Filósofo Adolfo Sánchez Vásquez - Moral e Ética

Como Sánchez Vásquez diferencia moral de ética? Para Adolfo Sanchéz Vásquez, importante filósofo mexicano, ele foi bem direto em suas análises ressaltando as diferenças fundamentais entre as estruturas do comportamento humano na distinção entre ética e moral. Para ele, existe os problemas prático-morais e os problemas teóricos morais. As questões prático-morais são vivenciadas no cotidiano, na vida diária de cada um, enquanto as questões teórico-morais, são referenciadas pela teoria da moral, cabendo então, a importância da Ética como a Ciência da Moral. Para Sánchez Vásquez, uma das importantes funções do estudo da Ética, seria a de esclarecer uma determinada realidade, sociedade e cultura, na elaboração de conceitos instrumentais na reflexão e problematização sobre o comportamento moral, propondo a dar explicações sobre o sentido da existência em diferentes formas da atividade humana, considerando as diversas formações socioculturais presentes. Sánchez Vásquez, a moral surg...

Patrimônio Cultural, pelas calçadas de Vila Isabel

Notas Musicais de Sambas antigos, esse cenário é uma beleza. Reconhecido como Bem Tombado Municipal (BTM), pelo Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro, as calçadas da Av. Boulevard 28 de setembro, localizado no Bairro de Vila Isabel, no Ro de Janeiro, os dois lados foram ornamentados por calceteiros em pedras portuguesas, uma tradição conhecida na paisagem urbana carioca, esse técnica foi trazida pelos portugueses influenciados por suas já conhecidas forma de construção de calçadas em ambiente urbano, como em Lisboa, Porto e Coimbra. No Brasil diversos artistas trabalharam com esse tema, um dos mais conhecidos foi o paisagista Roberto Burle Marx, que idealizou o atual desenho do calçadão de Copacabana, também reconhecido como Bem Tombado, como e em diversos projetos de prédios modernistas. Fotos e texto. Eduardo Araujo Almeida,  é Jornalista e Historiador.