Pular para o conteúdo principal

_ANO_IN-COMUM


ANO IN-COMUM OU ANOS DIFERENTES_A PRIMAVERA ÁRABE-AFRICANA DA TUNÍSIA, EGITO, LÍBIA, SÍRIA, ISRAEL, PALESTINA , BRASIL, CHILE, ESTADOS UNIDOS E COLÔMBIA.

A PRAÇA NOS UNIFICA#

Um conjunto de ativistas ocuparam, acampando na praça da Cinelândia com suas barracas. Uma atitude que marca uma ação, AÇÃO DIRETA, que vem se espalhando por países como na Espanha onde são conhecidos como Los indignados, DESEMPREGADOS do sonho europeu da moeda única os que ocuparam a Puerta del Sol em Madri há quase 8 meses, num processo que atingiu também Portugal com a juventude que vem livrando uma luta contra os planos govenamentais que vem impondo cortes nos investimentos sociais como educação e programas de emprego para a juventude, subsídio a moradia pros mais pobres e aumento da idade mínima para os trabalhadores se aposentarem. Estes planos vem sendo desencadeados, aprofundados, radicalizados desde a crise econômica mundial de 2008,   chegando hoje a crueldade do exemplo do plano do BCE pra Grécia que corta em mais de 40 % das aposentaorias, enquanto continuam regando com dinheiro dos impostos pago pelo povo a burra dos banqueiros  que jogaram a vida de milhões de homens, mulheres, crianças e idosos na miséria. Assim também ocorre no Chile onde a juventude de lá briga contra o estado que mais radicalizou na privatização da educação ( política mantida pelos governos de concertácion ), e nos EUA com o movimento Occupy Wall Street, este último bem possível o que mais influenciou na decisão de ocupar a Cinelândia aqui no Rio, e também do pessoal ativistas de São Paulo que ocupou em baixo do Viaduto do Chá, seja pela projeção e atenção que conseguiram pela localização e dimensão e , graças a dependência cultural das agencias norte-americanas de informação que chega pela mídia dominante.

Mas estas lutas também vem se dando mediadas pelo uso de aparelhos movéis de comunicação como tablets e smarthfones que vem barateando( nas lojas do Centro do Rio ou nos sites de compra a preços em média de 270 reais ) . Este aparelhos vem sendo muito bem usados como instrunentos para a comunicação de multidões quando estas vem acumulando ao longo do tempo alguma bronca partilhadas e contatadas face-to-face, entre pessoas físicas, de carne e osso e sangue ( como assistimos na Praça Tahir, Cairo ). Mas se este produto da industria eletrônica aparece como o icone destas novas revoluções, e nos chama atenção na foto Muamar Kadafi linchado e morto em Sirte a quantidade de aparelhos blackberry e i-phone em mãos dos rebeldes que o captaram, o que realmente vem permitindo organizar estas multitudinárias manifestações em ditaduras ou em países "democraticos"  romper o cerco seja da policia politica ou das policias normais tão apressadas a defender repressão e conivência da mídia dominante é o desenvolvimento em forma de soft daquilo que até por que interessa as empresas proprietárias a venda e uso destes aparelhos, que vem possibilitando a formação de redes e  de trocas, sejam de fotos de uma festa ou um desabafo contra a sempre mesmicima corrupção e daí a um chamado para uma ação através de questoes basicas de sobrevivencia no ambiente urbano contemporaneo, como das possibilidades idades viram marca se ransformando atraves da industria cultural uma cidade evento, com investimentos maiores na area de comunicacao para sustentar seu discurso, por isso abre para um conujunto de ativistas poderem atuar com  e organizaem a partir de redes independentes e autonomia no seu pocesso de e desaljaos a ocupacao de areas centrais como foma de dialogar com o sustento do acampamento . Ocupar pracas e um sentido de sintesa da necessidade hoje de termos espacos para a conivencia urbana por isso s um elemento etranho a rotina daquele lugar Assim também ocorre no Chile onde a juventude de lá briga contra o que mais radicalizou na privatização da educação, e nos EUA com o movimento Occupy Wall Street, este último bem possível o que mais influenciou na decisão de ocupar a Cinelãndia aqui no Rio, e pessoal de São Paulo que ocupou em baixo do Viaduto do Chá, até pela projeção e atenção que conseguiram.
pra onde vamos? a periferia das grandes cidades?os comlexos arranjos em que a comunicacao de massa no rasil mpre esteve ligados as grandes corporacoes de comunicam epelo ou uma agencia cao como faceook em que conteudos sao compartilhados coniderando que seria possivel. Saiba mais nas redes OlimpicLeaks e Anillosur.


escreveu#eduardo almeida & sérgio luis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filósofo Adolfo Sánchez Vásquez - Moral e Ética

Como Sánchez Vásquez diferencia moral de ética? Para Adolfo Sanchéz Vásquez, importante filósofo mexicano, ele foi bem direto em suas análises ressaltando as diferenças fundamentais entre as estruturas do comportamento humano na distinção entre ética e moral. Para ele, existe os problemas prático-morais e os problemas teóricos morais. As questões prático-morais são vivenciadas no cotidiano, na vida diária de cada um, enquanto as questões teórico-morais, são referenciadas pela teoria da moral, cabendo então, a importância da Ética como a Ciência da Moral. Para Sánchez Vásquez, uma das importantes funções do estudo da Ética, seria a de esclarecer uma determinada realidade, sociedade e cultura, na elaboração de conceitos instrumentais na reflexão e problematização sobre o comportamento moral, propondo a dar explicações sobre o sentido da existência em diferentes formas da atividade humana, considerando as diversas formações socioculturais presentes. Sánchez Vásquez, a moral surg

Sport Club Corinthians Paulista e o grafite

Camisa do clube de futebol da capital de São Paulo adota em 2017 numeração e design com o tema inspirado na arte do grafite.

O IMPÉRIO DO DRAGÃO - artes marciais / completo (Legendado)

Na China Imperial surge o lendário "O Império do Dragão". Filme clássico chinês dos anos 80, esse longa-metragem foi um dos filmes com maior bilheteria no mundo na época. O estilo ainda faz muito sucesso, principalmente pelos filmes realizados por Bruce Lee, quando foi morar em São Francisco, nos EUA. Ator, Roteirista, virou ícone do Kung Fu e foi um dos criadores desse gênero para o cinema nos anos 70.                                                      Parte da Filmografia de Bruce Lee