Pular para o conteúdo principal

_Patrimonio Cultural_serie bens tombados_Chafariz da Rua do Riachuelo_

Historico Chafariz da Rua do Riachuelo.


Por  muito tempo o Rio de Janeiro sofreu com a falta d agua, um grande problema a ser resolvido pelos intendentes e pelas obras publicas,conforme alguns historiadores, esse era um elemento pertubador para toda a populacao e seus administradores, pois as faltas no fornecimento de agua eram frequentes, sendo para o processo de crescimento e desenvolvimento do espaco urbano um dificultador, por isso muitas fontes e chafarizes foram construidas para tentar resolver esse problema, mas foi somente no ano de 1817 que o Rio presenciou uma grande seca e que de fato as coisas comecaram a mudar.

Por iniciativa da entao Intendencia Geral de Policia, sob a Coordenacao do Intendente Paulo Fernandes e com a determinacao de D. Joao VI, foi edificada nesse mesmo ano o Chafariz da Rua do Riachuelo, atualmente localizada no numero 173 da referida rua, o nome foi dado, em homenagem a Esquadra Brasileira na Batalha do Riachuelo na epoca da Guerra do Paraguai.

O Chafariz Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimonio Historico Artistico Nacional) desde 1938, suas dimensoes foram reduzidas com o tempo e passou por diversas reformas, mas foi mantido sua arquitetura original como a cantaria, as pilastras, o tanque e os dizeres:´´O Rey por bem de seu povo M.F.E.O (mandado fazer e oferecido pela policia - 1817``.

A Rua do Riachuelo foi uma das principais vias de acesso da cidade na epoca da Colonia e do Imperio, e serviu como elo de ligacao a Sao Cristovao e a Fazenda dos Jesuitas na regiao da Tijuca.


Material utilizado. pedra e cal





 
  









Fontes_arquivos

Arquivo do IPHAN

Noronha Santos - Fontes e Chafarizes do Rio de Janeiro

Magalhaes Correa - Terra Carioca

Nucleo de Memoria e Acervo Tecnico - Patrimonio Cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro - SUBPC


_pesquisa e texto historico.
eduardo de almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filósofo Adolfo Sánchez Vásquez - Moral e Ética

Como Sánchez Vásquez diferencia moral de ética? Para Adolfo Sanchéz Vásquez, importante filósofo mexicano, ele foi bem direto em suas análises ressaltando as diferenças fundamentais entre as estruturas do comportamento humano na distinção entre ética e moral. Para ele, existe os problemas prático-morais e os problemas teóricos morais. As questões prático-morais são vivenciadas no cotidiano, na vida diária de cada um, enquanto as questões teórico-morais, são referenciadas pela teoria da moral, cabendo então, a importância da Ética como a Ciência da Moral. Para Sánchez Vásquez, uma das importantes funções do estudo da Ética, seria a de esclarecer uma determinada realidade, sociedade e cultura, na elaboração de conceitos instrumentais na reflexão e problematização sobre o comportamento moral, propondo a dar explicações sobre o sentido da existência em diferentes formas da atividade humana, considerando as diversas formações socioculturais presentes. Sánchez Vásquez, a moral surg

Sport Club Corinthians Paulista e o grafite

Camisa do clube de futebol da capital de São Paulo adota em 2017 numeração e design com o tema inspirado na arte do grafite.

O IMPÉRIO DO DRAGÃO - artes marciais / completo (Legendado)

Na China Imperial surge o lendário "O Império do Dragão". Filme clássico chinês dos anos 80, esse longa-metragem foi um dos filmes com maior bilheteria no mundo na época. O estilo ainda faz muito sucesso, principalmente pelos filmes realizados por Bruce Lee, quando foi morar em São Francisco, nos EUA. Ator, Roteirista, virou ícone do Kung Fu e foi um dos criadores desse gênero para o cinema nos anos 70.                                                      Parte da Filmografia de Bruce Lee