Pular para o conteúdo principal

Debates contemporâneos - "Movimento Anti-proibicionista no Brasil"

Movimento Unificado


Texto do Professor da UFRN, Sidarta Ribeiro sobre a discussão da legalização da cultura canábica no Brasil e a política antiprobicionista.

Link do texto:

http://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=1e5b6f2b7c&view=att&th=13e0ef6c57a5abd1&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_hfjzpeu11&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9dmTXGsxW6OyZggFQzuqWz&sadet=1367174879394&sads=xwnTXsmf_ToAtWtbOTvd9AZ-KuE&sadssc=1




Manifesto Movimento pela Legalização da Maconha
Antônio Henrique Campelo - do MLM

A maior manifestação pela legalização da maconha no Brasil já está marcada em 2013.

Esse ano, o trajeto no Rio de Janeiro será do Coqueirão (Posto 9) até o Arpoador e a concentração às 14h.

VAMOS LEGALIZAR A MACONHA NO BRASIL!

No ano passado, a Marcha da Maconha aconteceu em mais de 20 cidades pelo Brasil. No Rio de Janeiro, 10 mil pessoas foram às ruas defender a legalização. Em 2013, precisamos politizar e explanar ainda mais a nossa luta.

O preconceito e a criminalização da maconha têm raízes racistas. Foram os africanos, escravizados, que trouxeram as sementes e o hábito do uso religioso e recreativo da erva para o Brasil. Hoje, a proibição é o maior motivo de encarceramento no país, mais de 120 mil pessoas estão presas acusadas de tráfico de drogas e, na grande maioria das vezes, não portavam qualquer tipo de arma. A “guerra às drogas”, assim como a violência, a corrupção e as violações de direitos geradas por ela, continuam atingindo principalmente jovens, negros e pobres.

Também não podemos mais permitir que cultivadores, como o Sativa Lover, e Ras Geraldinho – fundador da primeira igreja rastafari do Brasil, sejam presos injustamente. Principalmente quando sabemos que o cultivo caseiro da maconha é encarado como ativismo e representa uma alternativa ao comércio ilegal.

Em 2013, temos uma ameaça de grande retrocesso na Lei de Drogas com o Projeto de Lei 7663 sendo discutido no Congresso Nacional e a oportunidade de um avanço importante com o julgamento do Recurso Extraordinário 635659 no Supremo Tribunal Federal. O primeiro pode levar mais usuários às cadeias e às internações forçadas em clínicas religiosas. Enquanto o segundo pode descriminalizar o porte para uso pessoal, em respeito ao direito à intimidade e vida privada, previstos na Constituição.

Podemos retroceder ou avançar. A nossa mobilização nas ruas terá papel fundamental na definição do futuro próximo. Só lutando conquistaremos nossos direitos!

Não tenha vergonha, venha para a Marcha da Maconha!

Calendário estadual unificado:



links importantes para se informar:

das ruas...



nas ruas...


# Calendário unificado no Rio de Janeiro. 2013




Entrevista do Prof. da USP, Henrique Carneiro sobre a Política Anti-proibicionista no Mundo, concedida a "Revista Forum".

Link


http://revistaforum.com.br/blog/2012/07/a-criminalizacao-por-um-fio/




Série Reportágens.
Dossie1.


(Com Agencia ANota)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filósofo Adolfo Sánchez Vásquez - Moral e Ética

Como Sánchez Vásquez diferencia moral de ética? Para Adolfo Sanchéz Vásquez, importante filósofo mexicano, ele foi bem direto em suas análises ressaltando as diferenças fundamentais entre as estruturas do comportamento humano na distinção entre ética e moral. Para ele, existe os problemas prático-morais e os problemas teóricos morais. As questões prático-morais são vivenciadas no cotidiano, na vida diária de cada um, enquanto as questões teórico-morais, são referenciadas pela teoria da moral, cabendo então, a importância da Ética como a Ciência da Moral. Para Sánchez Vásquez, uma das importantes funções do estudo da Ética, seria a de esclarecer uma determinada realidade, sociedade e cultura, na elaboração de conceitos instrumentais na reflexão e problematização sobre o comportamento moral, propondo a dar explicações sobre o sentido da existência em diferentes formas da atividade humana, considerando as diversas formações socioculturais presentes. Sánchez Vásquez, a moral surg

Sport Club Corinthians Paulista e o grafite

Camisa do clube de futebol da capital de São Paulo adota em 2017 numeração e design com o tema inspirado na arte do grafite.

Patrimônio Cultural, pelas calçadas de Vila Isabel

Notas Musicais de Sambas antigos, esse cenário é uma beleza. Reconhecido como Bem Tombado Municipal (BTM), pelo Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro, as calçadas da Av. Boulevard 28 de setembro, localizado no Bairro de Vila Isabel, no Ro de Janeiro, os dois lados foram ornamentados por calceteiros em pedras portuguesas, uma tradição conhecida na paisagem urbana carioca, esse técnica foi trazida pelos portugueses influenciados por suas já conhecidas forma de construção de calçadas em ambiente urbano, como em Lisboa, Porto e Coimbra. No Brasil diversos artistas trabalharam com esse tema, um dos mais conhecidos foi o paisagista Roberto Burle Marx, que idealizou o atual desenho do calçadão de Copacabana, também reconhecido como Bem Tombado, como e em diversos projetos de prédios modernistas. Fotos e texto. Eduardo Araujo Almeida,  é Jornalista e Historiador.