Pular para o conteúdo principal

Debates contemporâneos - "Movimento Anti-proibicionista no Brasil"

Movimento Unificado


Texto do Professor da UFRN, Sidarta Ribeiro sobre a discussão da legalização da cultura canábica no Brasil e a política antiprobicionista.

Link do texto:

http://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=1e5b6f2b7c&view=att&th=13e0ef6c57a5abd1&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_hfjzpeu11&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9dmTXGsxW6OyZggFQzuqWz&sadet=1367174879394&sads=xwnTXsmf_ToAtWtbOTvd9AZ-KuE&sadssc=1




Manifesto Movimento pela Legalização da Maconha
Antônio Henrique Campelo - do MLM

A maior manifestação pela legalização da maconha no Brasil já está marcada em 2013.

Esse ano, o trajeto no Rio de Janeiro será do Coqueirão (Posto 9) até o Arpoador e a concentração às 14h.

VAMOS LEGALIZAR A MACONHA NO BRASIL!

No ano passado, a Marcha da Maconha aconteceu em mais de 20 cidades pelo Brasil. No Rio de Janeiro, 10 mil pessoas foram às ruas defender a legalização. Em 2013, precisamos politizar e explanar ainda mais a nossa luta.

O preconceito e a criminalização da maconha têm raízes racistas. Foram os africanos, escravizados, que trouxeram as sementes e o hábito do uso religioso e recreativo da erva para o Brasil. Hoje, a proibição é o maior motivo de encarceramento no país, mais de 120 mil pessoas estão presas acusadas de tráfico de drogas e, na grande maioria das vezes, não portavam qualquer tipo de arma. A “guerra às drogas”, assim como a violência, a corrupção e as violações de direitos geradas por ela, continuam atingindo principalmente jovens, negros e pobres.

Também não podemos mais permitir que cultivadores, como o Sativa Lover, e Ras Geraldinho – fundador da primeira igreja rastafari do Brasil, sejam presos injustamente. Principalmente quando sabemos que o cultivo caseiro da maconha é encarado como ativismo e representa uma alternativa ao comércio ilegal.

Em 2013, temos uma ameaça de grande retrocesso na Lei de Drogas com o Projeto de Lei 7663 sendo discutido no Congresso Nacional e a oportunidade de um avanço importante com o julgamento do Recurso Extraordinário 635659 no Supremo Tribunal Federal. O primeiro pode levar mais usuários às cadeias e às internações forçadas em clínicas religiosas. Enquanto o segundo pode descriminalizar o porte para uso pessoal, em respeito ao direito à intimidade e vida privada, previstos na Constituição.

Podemos retroceder ou avançar. A nossa mobilização nas ruas terá papel fundamental na definição do futuro próximo. Só lutando conquistaremos nossos direitos!

Não tenha vergonha, venha para a Marcha da Maconha!

Calendário estadual unificado:



links importantes para se informar:

das ruas...



nas ruas...


# Calendário unificado no Rio de Janeiro. 2013




Entrevista do Prof. da USP, Henrique Carneiro sobre a Política Anti-proibicionista no Mundo, concedida a "Revista Forum".

Link


http://revistaforum.com.br/blog/2012/07/a-criminalizacao-por-um-fio/




Série Reportágens.
Dossie1.


(Com Agencia ANota)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Corinthians Paulista e o grafite

Camisa do clube de futebol da capital de São Paulo adota em 2017 numeração e design com o tema inspirado na arte do grafite.

Slavoj Zizek - Não Aja, Pense!

Ensaios técnicos - 17/02/19