Pular para o conteúdo principal

Escola de Samba Beija-Flor, a maior Campeã dos Carnavais na era Sambódromo


Escola de Samba tradicional da Baixada Fluminense, localizada no Município de Nilópolis região metropolitana do Rio, a agremiação se tornou a maior vencedora dos carnavais no Sambódromo projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer. Lançada como bloco carnavalesco no ano de 1948, em 1953 se transforma em Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor, e desde então, vem promovendo transformações na Marquês de Sapucaí, modificando as estruturas da "Passarela do Samba" e do Carnaval Carioca.

A Escola de Samba lançou a carreira do Carnavalesco Joãosinho Trinta, Bailarino e Coreógrafo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ele ficou conhecido pelo grande público com enredos históricos e marcantes, muitos deles polêmicos, como "Sonhar com Rei dá Leão", que falava sobre o "jogo do bicho" e "Ratos e Urubus larguem minha fantasia" em que se abordavam os temas sobre a censura e as diferenças sociais no Brasil. A Beija-Flor foi pioneira em criar a Comissão de Carnaval para cuidar dos enredos, sob a Coordenação do experiente Laíla, esse modelo vem funcionando bem, e até já está sendo implementado por outras agremiações. Em 2015 a escola novamente trouxe polêmicas para seu Enredo, a agremiação está sendo muito criticada por ter recebido ajuda financeira do Presidente da Guiné Equatorial, ditador que está no poder a mais de 35 anos.

No elenco da G.R.E.S. Beija Flor está também um dos maiores Intérpretes de Sambas Enredo do país, chamado de Neguinho da Beija-Flor, é figura importante na tradição que a Escola mantém com os sambas feitos na comunidade. Outra importante personagem da Escola foi a Rainha de Bateria conhecida como Soninha Capeta, ela se tornou uma das rainhas mais populares do carnaval no Rio de Janeiro, por muitos anos esteve em frente da bateria animando o público. Portanto já nos anos 70 e 80 a Beija-Flor se tornava uma grande escola.

Todos os ensaios acontecem na quadra própria, onde funciona as oficinas de costura, dança e percussão, no espaço tem também um polo esportivo, é sem dúvida, uma das Escolas de Samba com melhor desempenho no trabalho envolvendo todo o contexto local da agremiação, funcionando como um Centro Cultural importante, contribuindo para a auto-estima e orgulho de toda região da Baixada Fluminense.








 
Quadra da Escola
de Samba
Beija-Flor de Nilópolis
      


             
       
   
Maiores informações:
http://www.beija-flor.com.br

(Imagens: Divulgação)

Pesquisa e texto:
Eduardo Araujo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filósofo Adolfo Sánchez Vásquez - Moral e Ética

Como Sánchez Vásquez diferencia moral de ética? Para Adolfo Sanchéz Vásquez, importante filósofo mexicano, ele foi bem direto em suas análises ressaltando as diferenças fundamentais entre as estruturas do comportamento humano na distinção entre ética e moral. Para ele, existe os problemas prático-morais e os problemas teóricos morais. As questões prático-morais são vivenciadas no cotidiano, na vida diária de cada um, enquanto as questões teórico-morais, são referenciadas pela teoria da moral, cabendo então, a importância da Ética como a Ciência da Moral. Para Sánchez Vásquez, uma das importantes funções do estudo da Ética, seria a de esclarecer uma determinada realidade, sociedade e cultura, na elaboração de conceitos instrumentais na reflexão e problematização sobre o comportamento moral, propondo a dar explicações sobre o sentido da existência em diferentes formas da atividade humana, considerando as diversas formações socioculturais presentes. Sánchez Vásquez, a moral surg

Sport Club Corinthians Paulista e o grafite

Camisa do clube de futebol da capital de São Paulo adota em 2017 numeração e design com o tema inspirado na arte do grafite.

O IMPÉRIO DO DRAGÃO - artes marciais / completo (Legendado)

Na China Imperial surge o lendário "O Império do Dragão". Filme clássico chinês dos anos 80, esse longa-metragem foi um dos filmes com maior bilheteria no mundo na época. O estilo ainda faz muito sucesso, principalmente pelos filmes realizados por Bruce Lee, quando foi morar em São Francisco, nos EUA. Ator, Roteirista, virou ícone do Kung Fu e foi um dos criadores desse gênero para o cinema nos anos 70.                                                      Parte da Filmografia de Bruce Lee