Escola de Samba tradicional da Baixada Fluminense, localizada no Município de Nilópolis região metropolitana do Rio, a agremiação se tornou a maior vencedora dos carnavais no Sambódromo projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer. Lançada como bloco carnavalesco no ano de 1948, em 1953 se transforma em Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor, e desde então, vem promovendo transformações na Marquês de Sapucaí, modificando as estruturas da "Passarela do Samba" e do Carnaval Carioca.
A Escola de Samba lançou a carreira do Carnavalesco Joãosinho Trinta, Bailarino e Coreógrafo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ele ficou conhecido pelo grande público com enredos históricos e marcantes, muitos deles polêmicos, como "Sonhar com Rei dá Leão", que falava sobre o "jogo do bicho" e "Ratos e Urubus larguem minha fantasia" em que se abordavam os temas sobre a censura e as diferenças sociais no Brasil. A Beija-Flor foi pioneira em criar a Comissão de Carnaval para cuidar dos enredos, sob a Coordenação do experiente Laíla, esse modelo vem funcionando bem, e até já está sendo implementado por outras agremiações. Em 2015 a escola novamente trouxe polêmicas para seu Enredo, a agremiação está sendo muito criticada por ter recebido ajuda financeira do Presidente da Guiné Equatorial, ditador que está no poder a mais de 35 anos.
No elenco da G.R.E.S. Beija Flor está também um dos maiores Intérpretes de Sambas Enredo do país, chamado de Neguinho da Beija-Flor, é figura importante na tradição que a Escola mantém com os sambas feitos na comunidade. Outra importante personagem da Escola foi a Rainha de Bateria conhecida como Soninha Capeta, ela se tornou uma das rainhas mais populares do carnaval no Rio de Janeiro, por muitos anos esteve em frente da bateria animando o público. Portanto já nos anos 70 e 80 a Beija-Flor se tornava uma grande escola.
Todos os ensaios acontecem na quadra própria, onde funciona as oficinas de costura, dança e percussão, no espaço tem também um polo esportivo, é sem dúvida, uma das Escolas de Samba com melhor desempenho no trabalho envolvendo todo o contexto local da agremiação, funcionando como um Centro Cultural importante, contribuindo para a auto-estima e orgulho de toda região da Baixada Fluminense.


Quadra da Escola
de Samba
Beija-Flor de Nilópolis
Maiores informações:
http://www.beija-flor.com.br
(Imagens: Divulgação)
Pesquisa e texto:
Eduardo Araujo Almeida
Comentários
Postar um comentário