A grande produção de vídeos e o crescimento da internet no Brasil, vem trazer novos caminhos para o conteúdo jornalístico no Brasil, além de ser uma grande oportunidade de negócios, a popularização dos vídeos a partir da experiência fundamental dos canais YouTube, que completou 10 anos em 2015 é parte disso.
A plataforma digital do YouTube foi fundada em 2005 por três pioneiros do PayPal, posteriormente o Google entra na sua aquisição, e a fez transformar - se na maior rede social de compartilhamentos de vídeos atualmente, além disso o YouTube vem se aproximando do seu público e está construindo mini-estúdios de criação em diversos lugares no mundo, ensinando como fazer vídeos, utilizar câmeras, editar, disponibilizando seu editor de vídeos, com tutorial online gratuito e aberto, um caminho importante para o avanço do jornalismo investigativo, digital, as vídeo-entrevistas, o Hangout, os canais abertos e utilizados pela Mídia Ninja, já é um bom modelo para isso, principalmente na adaptação da linguagem jornalística ao ambiente virtual com a possibilidade de transmissões ao vivo via Streaming, com canais de acessos livres são fundamentais a existência das plataformas parceiras como a do YouTube.
O audiovisual é uma das mais importantes ferramentas digitais criada com os progressos e estudos das novas tecnologias da informação e da imagem nessa transição dos Séculos XX e XXI já realizadas pela humanidade, a importância dos vídeos para o jornalismo são comparadas ao surgimento da fotografia e do cinema, seus antecessores tecnológicos, e que tem apenas recentemente sendo visto de outro modo por profissionais da comunicação, com a difusão da linguagem audiovisual e o acesso por celulares vem contribuindo para o aumento pela demanda da produção jornalística através de vídeos para conteúdos em plataformas digitais, somente nos últimos 30 anos as imagens eletrônicas passaram a dominar definitivamente o nosso cotidiano, sobretudo após o surgimento da internet.
A plataforma digital do YouTube foi fundada em 2005 por três pioneiros do PayPal, posteriormente o Google entra na sua aquisição, e a fez transformar - se na maior rede social de compartilhamentos de vídeos atualmente, além disso o YouTube vem se aproximando do seu público e está construindo mini-estúdios de criação em diversos lugares no mundo, ensinando como fazer vídeos, utilizar câmeras, editar, disponibilizando seu editor de vídeos, com tutorial online gratuito e aberto, um caminho importante para o avanço do jornalismo investigativo, digital, as vídeo-entrevistas, o Hangout, os canais abertos e utilizados pela Mídia Ninja, já é um bom modelo para isso, principalmente na adaptação da linguagem jornalística ao ambiente virtual com a possibilidade de transmissões ao vivo via Streaming, com canais de acessos livres são fundamentais a existência das plataformas parceiras como a do YouTube.
O audiovisual é uma das mais importantes ferramentas digitais criada com os progressos e estudos das novas tecnologias da informação e da imagem nessa transição dos Séculos XX e XXI já realizadas pela humanidade, a importância dos vídeos para o jornalismo são comparadas ao surgimento da fotografia e do cinema, seus antecessores tecnológicos, e que tem apenas recentemente sendo visto de outro modo por profissionais da comunicação, com a difusão da linguagem audiovisual e o acesso por celulares vem contribuindo para o aumento pela demanda da produção jornalística através de vídeos para conteúdos em plataformas digitais, somente nos últimos 30 anos as imagens eletrônicas passaram a dominar definitivamente o nosso cotidiano, sobretudo após o surgimento da internet.
Comentários
Postar um comentário