Pular para o conteúdo principal

cena do rock underground nos anos de 1990_bandas Raimundos _e_ Nirvana



a mtv chega ao brasil e é responsável por grande parte da produção de videoclipes
_banda Raimundos



_É chamado de música underground ou música alternativa aquela que desenvolveu um número considerável de adeptos, sem no entanto obter sucesso comercial. Este tipo de música de um modo geral possui pouco ou nenhum apelo de massa, visibilidade ou presença comercial.
O termo também é usado atualmente para descrever música contemporânea de artistas expoentes mas que não pertençam ao mainstream musical, sendo o gênero ou estilo do artista irrelevantes para a determinação do status "underground".
O termo música underground tem sido aplicado a diversos movimentos artísticos, como a música psicodélica movimento de meados dos anos 1960punk rock e hardcore, o rock alternativogrunge, algumas formas de heavy metalmúsica eletrônica, e música experimental, além de outros mais. 

########################

_O som dos Raimundos surge no início dos anos 1990 como alternativa ao rock mais progressista e de pegada mais forte no brasil, as batidas e rifles estridentes e com letras mais sarcásicas essa banda foi uma peça imortante nessa nova etapa do rock no país, principalmente para aqueles envolvidos nos movimentos antiglobalzação, iniciados na cidade de Seatle nos EUA, dando origem as manifestações globais contra o sistema capitalista que se espalhou pelo mundo, é o reinício das lutas anticapitalistas e antisistema hegemônico, que a partir desse momento surge o FSM Forum Social Mundial com o acampamento da juventude em porto alegre-rs, o movimento social latino americano se reorganiza junto aos dces e centro academicos e movimentos populares urbanos, sendo uma experiencia importante dos foruns do movimento social até então, é que com isso cria-se uma ambiência que ressurgem as bandas punks e grunges representadas no brasil principalmente pelo raimundos e no cenario mundial influenciadas pela banda nirvana de Seatle.  





banda Nirvana se apresentando na praça da apoteose no rio de janeiro, 1993



##############################
NirvanaLogo.png
Nirvana ao vivo no MTV Video Music Awards, 1992.
Informação geral
OrigemAberdeenWashington
País Estados Unidos
GênerosGrungerock alternativo
Período em atividade19871994
Gravadora(s)Sub PopDGC
AfiliaçõesFecal MatterFoo Fighters,Scream
Página oficialwww.hereisnirvana.com
Integrantes
Kurt Cobain
Krist Novoselic
Dave Grohl
Ex-integrantes
Aaron Burckhard
Chad Channing
Dale Crover
Jason Everman
Dave Foster
Dan Peters
_No final da década de 1980 o Nirvana se estabeleceu como parte da cena grunge de Seattle, o Nirvana foi uma banda estadunidense de rock formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic em Aberdeen em 1987. Vários bateristas passaram pelo Nirvana, sendo o que mais tempo ficou na banda foi Dave Grohl (hoje Foo Fighters), que entrou em 1990.
No final da década de 1980 o Nirvana se estabeleceu como parte importante da cena do rock mundial tocado em diversas partes do mundo e festivais. 















































                                                                                                    
(pesquisa: acervo particular e wikipedia brasil)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filósofo Adolfo Sánchez Vásquez - Moral e Ética

Como Sánchez Vásquez diferencia moral de ética? Para Adolfo Sanchéz Vásquez, importante filósofo mexicano, ele foi bem direto em suas análises ressaltando as diferenças fundamentais entre as estruturas do comportamento humano na distinção entre ética e moral. Para ele, existe os problemas prático-morais e os problemas teóricos morais. As questões prático-morais são vivenciadas no cotidiano, na vida diária de cada um, enquanto as questões teórico-morais, são referenciadas pela teoria da moral, cabendo então, a importância da Ética como a Ciência da Moral. Para Sánchez Vásquez, uma das importantes funções do estudo da Ética, seria a de esclarecer uma determinada realidade, sociedade e cultura, na elaboração de conceitos instrumentais na reflexão e problematização sobre o comportamento moral, propondo a dar explicações sobre o sentido da existência em diferentes formas da atividade humana, considerando as diversas formações socioculturais presentes. Sánchez Vásquez, a moral surg

Sport Club Corinthians Paulista e o grafite

Camisa do clube de futebol da capital de São Paulo adota em 2017 numeração e design com o tema inspirado na arte do grafite.

Patrimônio Cultural, pelas calçadas de Vila Isabel

Notas Musicais de Sambas antigos, esse cenário é uma beleza. Reconhecido como Bem Tombado Municipal (BTM), pelo Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro, as calçadas da Av. Boulevard 28 de setembro, localizado no Bairro de Vila Isabel, no Ro de Janeiro, os dois lados foram ornamentados por calceteiros em pedras portuguesas, uma tradição conhecida na paisagem urbana carioca, esse técnica foi trazida pelos portugueses influenciados por suas já conhecidas forma de construção de calçadas em ambiente urbano, como em Lisboa, Porto e Coimbra. No Brasil diversos artistas trabalharam com esse tema, um dos mais conhecidos foi o paisagista Roberto Burle Marx, que idealizou o atual desenho do calçadão de Copacabana, também reconhecido como Bem Tombado, como e em diversos projetos de prédios modernistas. Fotos e texto. Eduardo Araujo Almeida,  é Jornalista e Historiador.