Pular para o conteúdo principal

A ética jornalística como virtude

Muitos códigos no Brasil não são respeitados, na maioria das vezes sujeitos a alterações conforme interesses privados e econômicos, desviando-se em parte, da boa conduta ética profissional. No estudo de caso que foi proposto, a jornalista acabou envolvida em diversas tramas políticas, e talvez, por querer abordar com exclusividade um tema que estava causando grande impacto na sociedade naquele momento, acabou não indo a fundo na apuração do caso, no que transformou em desastre a sua reportagem.


O Jornalista Luís Nassif, no Site GGN, afirmou recentemente que: 



"Doutrinariamente, procuradores entendem que qualquer denúncia da imprensa deve virar uma representação. Mas só consideram imprensa o que sai na velha mídia."



Artigo no Site "Sala de Prensa", da Professora de Jornalismo Mayara Rinaldi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destaca os aspectos culturais desse processo no país.



"No Brasil, entretanto, a realidade é um pouco diferente da orientação ética de independência e distanciamento. O Site "Contas Abertas" publicou, no dia 26 de maio de 2014, uma matéria relatando a relação de políticos com a mídia no país. O texto intitulado “271 políticos são sócios de empresas de comunicação” mostra como é notável a representatividade da classe política na mídia, especificamente nas empresas de radiodifusão. Além das relações declaradas, a professora lembra também que não é possível mensurar relações informais e indiretas, como por exemplo, por meio de parentes ou pessoas de confiança que ocupam o lugar sem revelarem a quem representam."



Portanto o que vemos, é que estamos bem longe de se ter uma comunicação eticamente independente, pois existem diversos modos e formas para desculpar a falta de ética e virtude de muitos profissionais do jornalismo, a falta de distanciamento e independência do poder, na maioria dos casos impedem que a comunicação de qualidade esteja para todos, e devido a muitos desses profissionais estarem condenados eticamente pela relação direta que possuem com a classe política e econômica dominante, o horizonte ainda é obscuro e incerto.





Sites de apoios:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Corinthians Paulista e o grafite

Camisa do clube de futebol da capital de São Paulo adota em 2017 numeração e design com o tema inspirado na arte do grafite.

Filósofo Adolfo Sánchez Vásquez - Moral e Ética

Como Sánchez Vásquez diferencia moral de ética? Para Adolfo Sanchéz Vásquez, importante filósofo mexicano, ele foi bem direto em suas análises ressaltando as diferenças fundamentais entre as estruturas do comportamento humano na distinção entre ética e moral. Para ele, existe os problemas prático-morais e os problemas teóricos morais. As questões prático-morais são vivenciadas no cotidiano, na vida diária de cada um, enquanto as questões teórico-morais, são referenciadas pela teoria da moral, cabendo então, a importância da Ética como a Ciência da Moral. Para Sánchez Vásquez, uma das importantes funções do estudo da Ética, seria a de esclarecer uma determinada realidade, sociedade e cultura, na elaboração de conceitos instrumentais na reflexão e problematização sobre o comportamento moral, propondo a dar explicações sobre o sentido da existência em diferentes formas da atividade humana, considerando as diversas formações socioculturais presentes. Sánchez Vásquez, a moral surg

O IMPÉRIO DO DRAGÃO - artes marciais / completo (Legendado)

Na China Imperial surge o lendário "O Império do Dragão". Filme clássico chinês dos anos 80, esse longa-metragem foi um dos filmes com maior bilheteria no mundo na época. O estilo ainda faz muito sucesso, principalmente pelos filmes realizados por Bruce Lee, quando foi morar em São Francisco, nos EUA. Ator, Roteirista, virou ícone do Kung Fu e foi um dos criadores desse gênero para o cinema nos anos 70.                                                      Parte da Filmografia de Bruce Lee