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As contribuições de Sócrates e Aristóteles à reflexão sobre o comportamento moral



Uma das mais importantes contribuições de Sócrates, foi escrita na "Parábola" de Platão, que era seu principal discípulo. Sócrates não escreveu para registrar seus métodos e pensamentos, essa tarefa se deu pela motivação de Platão em relatar os costumes de seu mestre, pois Sócrates, se ocupava-se a pensar em como vivemos, refletir sobre nossa passagem no mundo, raciocinar sobre o lugar do homem no universo. Até antes de Sócrates as reflexões eram direcionadas somente para a natureza, considerado o grande Filósofo grego, Sócrates inaugura um novo modo do pensar filosófico, colocando o "Ser" e por consequência o Homem no centro dos estudos na Grécia Antiga, essa metodologia foi denominada como Método Socrático da análise, em que era considerado os aspectos dos nossos conflitos internos da existência, como a angústia, trouxe a luz também a importância do argumento.

Sócrates tentou explicar a Metafísica, e diversos assuntos do cotidiano da "Pólis", era um sujeito conforme seu tempo, conversava com as pessoas, examinava a vida, legislava, como também, se preocupava em melhorar a visão do Homem perante a natureza, diante daquela sociedade.
Já Aristóteles, foi discípulo de Platão, buscou se diferenciar do seu mestre em certo momento, mas sempre repeitando a tradição e a importância dos ensinamentos que a visão da abordagem filosófica "Platônica" representava .

Conforme os argumentos Aristotélicos, deveríamos valorizar o mundo material, buscando a transformação do "Ser", aprofundando -se na Metafísica e na Ética, buscando uma boa prática humana a partir das sensações, do registro da memória e a da experiência prática da técnica, buscando o "prazer" comum. Sócrates foi o responsável pelo desenvolvimento da episteme, que deu origem à Epistemologia, que considerava as formas, as causas, os efeitos, na transformação das pessoas em direção a "verdade" em busca da boa "Virtude".

Aristóteles trouxe os argumentos das causas materiais que serviriam para mover os cidadãos da Cidade-Estado, de forma eficiente, respeitando as tradições helênicas, elevando para a categoria fundamental da existência a importância das Ciências e da Arte na vida cotidiana para o bem comum da Pólis como para uma determinada cultura existente.

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