Pular para o conteúdo principal

Outlander e a magia da Escócia





 Outlander conta a história de Claire, uma enfermeira que trabalha na época da Segunda Guerra Mundial e está em lua de mel com o seu marido na Escócia. Um dia quando estavam passeando na Craigh Na Dun, um monumento construído com pedras dispostas em pé, em círculo, acaba indo parar no ano de 1743, onde acontecem sangrentos conflitos entre escoceses e ingleses.

Monumento Craigh Na Dun

A série tem elementos que lembram Game of Thrones: épica, figurino impecável, intrigas palacianas, belíssimas paisagens, castelos incríveis, personagens femininas fortes, maravilhosa trilha sonora e inspiração em fatos reais. O autor de Game of Thrones, George R. R. Martin é amigo de Diana Galbadon, autora dos livros que inspiraram a produção e é também consultora da série. Apesar de não ter conseguido o alcance de Game of Thrones na cultura pop, vale a pena conferir esse trabalho que conta com um elenco fantástico. Catriona Balfe vive Claire Fraser, Sam Heughan vive Jamie Fraser e Tobias Menzies, o Edmure Tully de Game of Thrones, vive os papéis de Jonathan Randall e Jack Randall. 




O pano de fundo da história é o Levante Jacobita que “foram uma série de insurreições, rebeliões e batalhas nos reinos da Inglaterra, Escócia (mais tarde o Reino da Grã-Bretanha), e Irlanda ocorridas entre 1688 e 1746. As insurreições tinham o objetivo de reconduzir Jaime II de Inglaterra, e mais tarde os descendentes da Casa de Stuart, para o trono após este ter sido deposto pelo Parlamento durante a Revolução Gloriosa. A origem do nome da série de conflitos está em Jacobus, a forma latina do nome inglês James”.

Outro importante elemento da série é a condição feminina. Claire é uma mulher à frente de seu tempo e está longe de ser uma personagem frágil e submissa, ao contrário é forte, empoderada e feminista. Na cultura celta que aparece na série, a mulher tinha papel preponderante.
Outro ponto crucial é o belíssimo figurino, destacando-se os icônicos kilts escoceses como vemos na imagem abaixo.

Ao ver essa série é impossível não pensar em filmes como Highlander, Macbeth, Rob Roy: a saga de uma paixão e Valente que também tratam da Escócia.

No Netflix está disponível a 1ª. e a 2ª.Temporada.


Por Gisele Cunha 
Historiadora e pesquisadora de seriados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Corinthians Paulista e o grafite

Camisa do clube de futebol da capital de São Paulo adota em 2017 numeração e design com o tema inspirado na arte do grafite.

Slavoj Zizek - Não Aja, Pense!

Ensaios técnicos - 17/02/19