Pular para o conteúdo principal

A Distância Que Aproxima

Uma das questões que mais tocam as pessoas é a sua relação com o cosmos. Será que essas manifestações do universo influenciam no comportamento humano? Lua em Vênus na era de Aquário. A força gravitacional da lua é comprovado que ela interfere na força das marés, nas ondas produzidas, nos lagos e no desenvolvimento da fauna e da flora.

Quando um Swell chega a costa da Califórnia, no litoral do Rio de Janeiro ou Santa Catarina, produzem tornados e tempestades, liberando ventos ultra velozes e ondas gigantes em alto mar que chegam a terra com toda a força e que atingem em cheio os corpos desprotegidos. Mas quando estamos atentos e essas mudanças, as forças moderadas de um sentido figurado, podem alcançar os objetivos não planejados para atingirem sua plenitude quando se encontra com toda a massa urbana envolvida na grande geodésia da vida nas cidades. Cimento, cinza, fumaça. Fico sem sentidos, me encontro na esquina guardada pela turma dos toscos.


A interação entre o homem e a natureza vem produzindo transformações profundas na terra, mas que ainda não se encontra em condições específicas capazes de superar as dificuldades encontradas na convivência entre os diferentes módulos e seu funcionamento acaba ficando comprometido. As subjetividades presentes na integração entre os organismos vivos poderiam encontrar tanto na natureza quanto nas galerias de arte ou exposições públicas, esse movimento pode nos auxiliar na construção do poder da arte de compreender o que se passa na cabeça do criador de arte.
                                                                         
A sociedade não busca formas complexas de convivência o que predomina são as circunstâncias momentâneas, querer tirar proveito do máximo momento, mas isso acaba não preenchido por conteúdo, portanto os requisitos para o futuro e a completude humana fica cada vez mais comprometida em sua existência, pois desde a sociedade grega, romana ou egípcia, tiveram seus momentos de auge e crise, o que significou?Sucumbiram ao tempo. Será o mesmo caminho perigoso percorrido pela sociedade atual?


A produção cultural contemporânea vem discutindo desde a Escola de Bauhaus, os desenhos arquitetônicos, o design e a arte em geral passaram por uma grande revolução, chegando as terras quentes, o modernismo brasileiro desde 1922 apresentou um país no seu auge criativo, era literatura, pintura, escultura, na arquitetura, no teatro, dança e cinema, uma era de ouro. A dialética iniciada por Hegel e aplicada por Marx e Engels na política, produziram efeitos determinantes sobre o mundo contemporâneo, não tenhamos dúvida disso.

A edificação dos sentimentos é expandido dentro desse deserto de ideais que predomina hoje, um consumismo desenfreado anti-sentimental esvaído de sentidos opostos dialéticos, calor e frio, ver ou não isso também depende de você. No clássico livro do escritor português José Saramago. "Ensaio sobre a Cegueira", transformado em película pelo talentoso cineasta brasileiro Fernando Meirelles, nos apresenta um panorama sobre a babilônia em chamas. Quando você puder ver o crepúsculo a transição do dia para a noite, as luzes da cidade chegando a sua retina, busque a verdade, aproveite para perceber que a história do mundo contemporâneo também é feita pela memória das pessoas, seus hábitos, gosto musical, sua moradia, sinceramente o caminho que se expande para os estudos filosóficos da *Topofilia.




Por Saulo Vista Alegre: Filósofo, amante da cultura brasileira e torcedor do Bangu A.C.


* Topofilia - Topo: lugar, Filia: sentimento positivo.Topofilia é descrito como sendo "o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou ambiente físico".


Link PDF "Ensaio Sobre a Cegueira"
https://rparquitectos.weebly.com/uploads/2/6/6/9/266950/jose_saramago_-_ensaio_sobre_a_cegueira.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filósofo Adolfo Sánchez Vásquez - Moral e Ética

Como Sánchez Vásquez diferencia moral de ética? Para Adolfo Sanchéz Vásquez, importante filósofo mexicano, ele foi bem direto em suas análises ressaltando as diferenças fundamentais entre as estruturas do comportamento humano na distinção entre ética e moral. Para ele, existe os problemas prático-morais e os problemas teóricos morais. As questões prático-morais são vivenciadas no cotidiano, na vida diária de cada um, enquanto as questões teórico-morais, são referenciadas pela teoria da moral, cabendo então, a importância da Ética como a Ciência da Moral. Para Sánchez Vásquez, uma das importantes funções do estudo da Ética, seria a de esclarecer uma determinada realidade, sociedade e cultura, na elaboração de conceitos instrumentais na reflexão e problematização sobre o comportamento moral, propondo a dar explicações sobre o sentido da existência em diferentes formas da atividade humana, considerando as diversas formações socioculturais presentes. Sánchez Vásquez, a moral surg

Sport Club Corinthians Paulista e o grafite

Camisa do clube de futebol da capital de São Paulo adota em 2017 numeração e design com o tema inspirado na arte do grafite.

o concretismo brasileiro nas artes plásticas_pesquisa de imagem#Geraldo de Barros

ano de 1952 geraldo de barros (1923 - 1998) Geraldo de Barros  ( Chavantes ,  1923  —  São Paulo ,  1998 ) foi um  pintor  e  fotógrafo   brasileiro . Além da fotografia e da pintura, sua obra se estende também à  gravura , às  artes gráficas  e ao  desenho industrial . Iniciou sua carreira dedicando-se à pintura de figura e paisagens, mas tornou-se conhecido ao estabelecer vínculos com a arte experimental. Foi um dos pioneiros da fotografia  abstrata e do  modernismo  no Brasil também é considerado um dos mais importantes artistas do movimento concretista brasileiro. As imagens de Geraldo de Barros se formam a partir da desconstrução. O efêmero, o fragmento, o tempo, o descontínuo, a ação estão presentes em suas obras. A partir da reordenação de elementos, cria uma nova composição. Em seus trabalhos estão sempre presentes as questões sociais e urbanas, além da inquietude diante da relação entre a arte e a sociedade. #do wikipedia bras